Nutrição, alimentação equilibrada

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Hipertexto ou Internet

      Trabalhar com hipertexto é uma experiência fantástica, pois abre um leque de informações inimagináveis e permite a aquisição de novos conhecimentos, tanto para o professor quanto para o aluno.
Planejar com hipertexto ou internet foi uma atividade desafiadora, pois não somos habitados a realizar essa tarefa com uma tecnologia tão avançada para a realidade escolar, uma vez que só recentemente passamos a ter tais ferramentas no contexto escolar e, principalmente sermos capacitados para utilizá-las. Entretanto, dentro do planejamento a internet não foi o único recurso proposto, também houve a utilização de data-show para introduzir os conteúdos, verificando o que os alunos já sabiam, além de máquina fotográfica digital para registrar todo o processo.
     A aplicação das aulas com os alunos ocorreram de forma bem tranquila, pois estavam muito interessados em ter uma aula diferente e com a presença da diretora da escola envolvida com a professora deles. Por isso, a receptividade foi muito boa, pois se comportaram bem, fizeram muitas perguntas, prestaram atenção às orientações e experimentaram bastante os links disponíveis no texto inicial.
Após as aulas, já de volta a sala de aula, foi possível perceber que a aprendizagem dos alunos foi bem mais efetiva, pois participaram ativamente de todo o processo de pesquisa, lendo parte dos hipertextos e comentando com as professoras e colegas. Cada descoberta foi muito festejada, já que são alunos em fase de alfabetização.
Não houve muita dificuldade na aplicação das aulas planejadas, exceto o fato de muitos alunos não saberem lidar com computador ou internet, mas com poucas explicações logo já estavam bem à vontade.
     Quanto aos registros referentes às aulas desenvolvidas, utilizamos de fotografias para anexar nos blogs das professoras e disponibilizar no Youtube após autorização dos pais.
     O conteúdo escolhido para desenvolver a atividade de hipertexto ou internet com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Francisco Pereira Felício foi “Animais domésticos e animais selvagens” na disciplina de Ciências, entretanto como o conteúdo é muito interessante, também foi possível a interdisciplinaridade com Língua Portuguesa e Geografia.
     Em Língua Portuguesa, houve um destaque para a leitura e escrita dos hipertextos e comentários no blog das professoras. Já na disciplina de Geografia foi possível estudar diversos ambientes geográficos de alguns animais silvestres, tanto no Brasil como em outros países.
     Com a aplicação dessa atividade foi possível compreender que o ensino e a aprendizagem dos alunos, assim como a do professor acontecem de formas variadas. Porém, com a utilização de recursos tecnológicos, em especial com hipertextos ou internet as aulas se tornam mais atrativas para os alunos que participam mais e, com isso, o conhecimento é construído de forma mais efetiva e menos automática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário